Como fazer cronogramas – 7 anos depois

Hoje precisei explicar para o Denis Tiago, que vai cobrir minhas férias na TecSinapse, como fazer cronogramas e reli o post do blog. É muito engraçado reler e ver que hoje não faço as coisas de modo lá muito diferente. Ou eu já sabia o que fazia há 7 anos ou não aprendi muito :-)

Só pensei em uma coisa que faltava no post original: lembre-se das férias, folgas, feriados, eventos e afins ao fazer o seu cronograma. O impacto, especialmente das férias das pessoas, é enorme. E se elas não tiverem marcado as férias? Distribua todos estes dias nas atividades através de uma proporção entre os dias calculados pelos passos anteriores e a quantidade dessas datas recursivamente (porque conforme o prazo se estender, haverão outras folgas, férias etc) e lembre-se ao controlar a execução de que você não está “adiantado”, é só porque as pessoas não tiraram os dias ainda.

Quem sabe um dia faço um software que implemente decentemente esta metodologia, combinando a venda tradicional de software com execução ágil?

Comments are closed.