Convertendo Strings para objetos

Aproveitando esse blog para fazer uma pesquisa de opinião: como vocês fazem parsing e/ou geram aqueles arquivos texto ou mensagens que tem até doc do Word do layout de tão complexos que são? Fazem na mão, usam uma API que retorna “tokens” convertidos ou o que?

Pergunto porque desenvolvi uma API pequena (7 classes so far) em que você configura o layout via xml e como mapear as propriedades para seus beans e ele te retorna um bean ou uma Collection. Ou seja, ao invés de fazer uma leitura nojentinha com posições, conversões e afins, você carrega o xml com um método, cria um objeto capaz de ler o layout, chama um parse(Reader) e tem a sua NotaFiscal com instâncias de ItemNotaFiscal e instâncias de outras classes do seu domínio configuradas.

Se houver interesse, pretendo (não é promessa!) liberar como open-source. Aguardo o feedback :-)

3 Responses to “Convertendo Strings para objetos”

  1. Anderson disse:

    Libera sim, é sempre bom ter uma ferramenta na qual podemos personalizar e desenvolver para tirar um maior proveito dela. Geralmente tenho que fazer manualmente já que algumas API deixam a desejar….
    Fico aguardando aê, valeu e té +

  2. É a clássica SOP: String Oriented Programming :)

  3. Este comentário não tem nada a ver com este post :D
    seguinte, estive olhando e não existe nenhuma forma nacional de “propagandas em blogs”, estava pensando em um serviço tipo o http://www.blogads.com/, o que tu acha da ideia? acha que teria interesse? ou melhor, tu te interessaria em participar de algum esquema assim?
    A ideia é basicamente os bloggers podem vender propaganda para os seus blogs, as propagandas seriam por tempo determinado e não por click, ou no máximo por page view, mas com certeza não por click.
    o sistema iria entrar em contato com possiveis anunciantes, ou anunciantes de outros blogs para vender anuncios nos demais blogs, os anuncios só aparecem no teu blog se tu aprovar eles. eles estando aprovados tu ja recebe 90% do valor que o anunciante pagou pelo periodo que o anuncio vai aparecer …
    pensei em montar uma estrutura assim, mas quero ver se tem interesse primeiro, se vale a pena o investimento …
    não curto muito os AdSense da vida, por que tu nunca sabe quanto tu vai ganhar, e ainda corre o risco de ficar fazendo propaganda de um monte de coisas e não ganhar absolutamente nada :S
    Bom, se tu curtir a ideia me manda um e-mail pra urubatan ( AT ) gmail ( DOT ) com :D
    valeus e desculpa incomodar :D