Pensando em Java

“Que livro eu uso para aprender Java?” tem se tornado uma pergunta cada vez mais difícil de se responder, dada a velocidade com que a plataforma evolui. Se esta pergunta é feita por alguém que não sabe inglês o suficiente para compreender um livro nesse idioma, as respostas ficam ainda mais escassas.

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante eu mesmo me fazia esta pergunta, embora soubesse inglês. Queria aprender Java, mas só encontrava livros que “começavam errado” por mostrar como fazer applets ou mexendo com Swing – uma das minhas principais objeções ao Java – Como Programar é justamente essa. O tutorial da Sun parecia um pouco complicado demais e tinha dificuldade de achar algo melhor. Até que encontrei o Thinking in Java, do Bruce Eckel, disponível online em formato PDF. O livro parecia ter a abordagem correta, explorando primeiro os conceitos de orientação a objetos e mostrando como implementá-los em Java, sem fazer “firulas” como usar applets ou JOptionPanes da vida “do nada” como os outros livros. Acabei aprendendo Java com ele e, anos depois, estou contando essa história aqui neste blog.

Depois de alguns anos decidi iniciar um projeto de tradução do livro, com o apoio do Bruce Eckel. Infelizmente, devido a outras tarefas não tenho tido tempo de acompanhar pessoalmente o processo, mas muitas pessoas competentes tomaram a liderança no grupo e a tradução tem progredido significativamente. Portanto, a próxima vez que alguém lhe perguntar sobre um livro, recomende o Pensando em Java.

2 Responses to “Pensando em Java”

  1. eu quero aprender umas magicas

  2. Mario Rosario disse:

    Como posso integrar e programar
    em Excel com java
    em vez de Excel VB?