GWT e desenvolvimento web

O Google Web Toolkit ainda não fez um mês e já é o novo assunto quente na comunidade Java (ok, excluindo-se quem fala de Ruby). O fato é que nenhuma solução Ajax chega aos pés do que o GWT faz, pelo menos mantendo a simplicidade.

Embora o GWT seja excelente, ainda não é o framework que atende todas as necessidades nesse mundo complicado da web. Falta o modo HTML puro (que o Google possui, mas não disponibiliza no framework). O cenário em que um designer é responsável pelo HTML não é coberto pelo framework. Um modelo de programação POJO e sem grandes limitações ainda está longe de ser implementado.

Na minha utopia para web, você poderia ter apenas um XHTML bem formado, sem nenhuma extensão de schema, ou um HTML base, como no proposto pelo GWT, um POJO com a lógica de display (tratamento dos dados, controle de habilitação/visibilidade de widgets, como o modelo de binding do genesis) e uma classe ou mapeamentos para navegação e configuração de binding. O framework faz toda a mágica para você, assim como o compilador do GWT. Isso é plenamente possível de ser implementado hoje; o único problema é que é relativamente difícil de fazer e consome um tempo razoável. Espero que, em breve, possa concretizar essa idéia.

3 Responses to “GWT e desenvolvimento web”

  1. Shinji disse:

    Eae Michael blz?
    Muito interessante seu post e o GWT também!
    Um amigo meu trabalha em um frameork interessante também, da uma olhada http://thespoke.net/blogs/leonardopires/comments/955872.aspx

    Parabens pelo blog!
    []‘s

  2. Michael Nascimento Santos disse:

    Bem, o framework que você me mostrou têm as mesmas limitações que discuti aqui (além de ser em .NET). Continuo procurando “o” framework web…