CAPTCHAs e acessibilidade

Com o spam e as ameaças de segurança crescendo diariamente, algumas medidas têm sido adotadas pela maioria dos sites para que estes se protejam. Contudo, muitos usuários “válidos” não podem acessar estes sites devido aos dispositivos de defesa implementados.

Um dos melhores exemplos disso é o CAPTCHA, que a maioria das pessoas conhece e não sabe o nome. CAPTCHA é uma sigla que significa Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart, i.e., Teste de Turing Completamente Automatizado para Diferenciar Computadores e Humanos. A implementação mais comum – e problemática – é perguntar ao usuário o que está escrito numa imagem, que normalmente está distorcida. O objetivo é impedir que “robôs” escritos para mandar spam não consigam ser bem-sucedidos, mas não é isso que acontece, na verdade.

A questão é que este tipo de CAPTCHA, além de poder ser burlado, simplesmente barra a entrada de diversos usuários nos sites. Sim, pessoas com deficiência visual, como (quase) cegos, daltônicos e afins, usam – e precisam usar – a web diariamente. Para isso, contam com o auxílio de softwares – e de hardware especial, em alguns casos -, que conseguem interpretar textos em páginas e aplicativos, emitindo sons ou algum outro tipo de sinal compreensível pelo deficiente. E se você acha que estas pessoas já não conseguem fazer muita coisa com o micro, é porque você nunca viu como os softwares bem implementados funcionam. Eu já conheci pessoalmente alguns indivíduos com este tipo de problema que eram analistas e desenvolvedores – e muito bons, por sinal.

Existem algumas alternativas, como CAPTCHAs baseados na interpretação de sons ou de instruções textuais, mas que podem limitar as pessoas que possuem dois tipos de deficiência, por exemplo. Por isso, a melhor idéia é não utilizar CAPTCHAs se possível ou prover o maior número de opções possível, disponibilizando ainda uma forma de um usuário deficiente que porventura não consiga acessar o seu site ou aplicativo possa avisá-lo disso. Os deficientes agradecem :-)

5 Responses to “CAPTCHAs e acessibilidade”

  1. Daniel Destro disse:

    Muitas vezes, nem mesmo as pessoas que possuem os sentidos bons conseguem ler. Tente acessar o Chato do UOL. Lamentável!

  2. Captchas podem até barrar por um tempo os maus usuários mas, infelizmente, não conseguirão detê-los por muito tempo…

    http://sam.zoy.org/pwntcha/

  3. Felipe disse:

    Ao criticar uma solução existente, é boa prática apontar uma solução melhor ou um caminho para desenvolvimento. As deficiências do sistema são claras, mas ninguém teve ainda uma idéia genial de contorná-las.

  4. Michael Nascimento Santos disse:

    Caro Felipe,

    O último parágrafo faz justamente isso.

  5. Cortes disse:

    O último parágrafo não aponta solução. Apenas sugere recursos que certamente recairão em outro problema e outro e outro….