Review do Conexao Java 2006

Fui só no segundo dia do evento e acabei chegando só 10:20. A localização do evento foi muito melhor este ano, principalmente porque entendo da Vila Olímpia :-)

O primeiro conhecido – virtualmente, nunca havia encontrado em pessoa – que avistei foi o Rubem Azenha, do Mentawai, que me explicou onde retirar as credenciais. Aí, uma surpresa: o Anderson, que era da Sucesu, estava coordenando o evento dos caras. Peguei minha credencial e o kit do evento e dei uma entrada no auditório pra ver como era o ambiente e arrumar minhas coisas. Era a palestra da IBM sobre SOA. Aparentemente ele não estava vendendo o WebSphere e sim explicando como adotar SOA inicialmente numa empresa, o que eu achei muito bom.

Quando sai, conversei um pouco com o Rubem e ele ficou curioso sobre como o genesis conseguia implementar a remotabilidade transparente, que permite executar métodos de POJOs criados diretamente com new em um servidor Java EE ou em modo local sem exigir qualquer mudança no código fonte. Acabamos devaneando um pouco sobre a história do genesis, coisas que sinto falta no Spring e outros assuntos diversos. Nesse meio tempo, falei um pouco com o Eduardo Bregaida, mal reconheci o Senger sem sua extensa cabeleira, vi a Yara com a futura instrutora da Globalcode (a filha dos dois) e dei oi pro Rafael Steil e pro Diego Plentz (desculpa não ter conversado com vocês).

Finalmente – o evento estava atrasado – o Anderson disse que podia ir pra acertar o ambiente e comecei minha palestras as 11:50. Como combinado, falei sobre desenvolvimento desktop, apresentando as opções de tecnologias de UI, ferramentas de design visual, binding, distribuição e integração com o backend. Essa foi a parte chata, porque divertido mesmo foi quando me arrisquei e comecei a fazer um CRUD do zero em plena palestra. Desenhei uma tela com uma tabela listando algumas propriedades de um bean, um botão de Novo, Editar e Excluir e comecei a fazer tantas coisas funcionar quanto possível. FIz a listagem, a seleção funcionar, a lógica de habilitação dos botões Editar e Excluir, a exclusão em si e ainda acrescentei a pergunta de “Deseja realmente excluir este usuário?” antes da exclusão, a pedido da platéia. O mais divertido é que criei um usuário pro Rubem que apaguei diversas vezes durante o demo. :-P Ainda mostrei a aplicação rodando localmente e remotamente com o mesmo código e mostrei um pouco de como funciona o Java WebStart. Deu pra mudar a percepção da galera sobre o desenvolvimento desktop e mostrar como a combinação Matisse + genesis é extremamente produtiva. A receptividade foi ótima e considero que foi minha melhor palestra até hoje. Se você assistiu a palestra e quiser deixar sua opinião, agradeço!

Depois da palestra, respondi algumas perguntas e fui almoçar com o Hideraldo, Renato Câmara e o Rodrigo Santos. Como tinha outro compromisso, tive que ir embora logo após o almoço e não pude conversar com o povo nem assistir outra palestra. Depois posto os slides da palestra e a demonstração.

PS: Sim, em breve escrevo sobre boas práticas de gerenciamento de releases com CVS… :-P

9 Responses to “Review do Conexao Java 2006”

  1. Aewww Michael, meu sua palestra foi otima, adorei, pena q nao ficou dando pau como vc queria rs…
    Meu foi mto bom rever vc amigo, agora casado e mto bem (só nao te reconheci de primeira pq vc emagreceu pra caramba cara…), meu vlw por ter me mostrado junto com o Rubem coisas do Genesis, já que pretendo usar em algum projeto Open Source q quero bolar.
    Vlw msm pela palestra e por dar um help lá.
    PS: Lembra da Intranet q vc me ajudou no CJ do ano passado? Ainda roda na firma e ainda tem um monte de pool aberto rssss
    []s

  2. [...] Blog do Mister M Michael Nascimento Santos em pt-BR « Review do Conexao Java 2006 [...]

  3. Thiago disse:

    O link para o site da globalcode está com problemas.

  4. Renato Camara disse:

    Grande Michael,

    Eu também gostei de sua palestra, percebi o quanto ficou mais tranquilo desenvolver para desktop em Java. O Genesis me pareceu muito interessante, na verdade você queria que desse algum problema, mas sem sucesso, funcionou de primeira. Com certeza vou lembrar do Genesis quando eu for desenvolver para desktop.
    Também foi bom revê-lo pois fazia tempo. Nesse luta luta de nossa vida, fica complicado rever os amigos.

    [] Camara

  5. Lucas Correa disse:

    Bom eu tb gostei muito da Palestra, com o genesis fica bem melhor o desenvolvimento e a produtividade. Parabens. Fico com uma duvida no exemplo da palestra vc mostrou com um botao o evento do mouselisterner, se fosse com o evento do keylistener seria a mesma coisa. Ahhh ja tava esquecendo coloca tb no seu blog o projeto q vc utilizou na Palesta.

  6. Michael Nascimento Santos disse:

    Olá Lucas,

    Obrigado pelo elogio. Com respeito ao evento do botão, o genesis não cria nem MouseListener nem KeyListener, e sim adiciona um ActionListener, que é a forma correta de capturar o acionamento do botão independentemente da forma como isso é feito. Esse é justamente o tipo de coisa que o genesis oculta de você.

    Com respeito ao projeto que criei durante a palestra, pretendo postar por aqui sim, só preciso de tempo pra fazer isso :-)

  7. Fabiano disse:

    Michel,
    Sou de Salvador e busco sempre estar antenado com as novas tecnologias e tendências, principalmente se a linguagem Java estiver no meio disso tudo. Lendo sobre a CJ, percebi o quanto que acabei por perder. Percebi que você deu uma palestra que trata sobre o genesis e eu nem sei do que se trata. Desculpe a ignorância, mas não sei o que é nem como funciona e nem pra que serve. E, devido a isso, queria solicitar um site em que possa estar conhecendo-o. Se puder me ajudar, agradeço. Ah, meus parabéns pela palestra, apesar deu não ter assistido.

  8. Michael Nascimento Santos disse:

    Olá Fabiano,

    O site do genesis é https://genesis.dev.java.net. Eu falei especificamente do binding, pro qual você pode checar a documentação em português aqui.

  9. Dimas T. de Oliveira Jr. disse:

    Parabéns pela palestra Michael! Foi uma das melhores do evento.

    PS.: Apague o Rubem mais vezes na proxima vez! =) hahaha