JustJava 2006 – Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296

O JustJava 2006 acontecerá nos dias 30/11-2/12, quinta à sábado dessa semana. Na sexta-feira, às 14:00, junto os outros commiters (desenvolvedores) do genesis, Allan Jones e o mestre Raphael Winckler, vou apresentar a palestra Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296.

A abordagem será ainda mais prática do que a mostrada no Conexão Java, mas no final pretendo abordar com mais profundidade o que podemos esperar de melhorias no desktop. A descrição encontra-se no fim do post.

Uma das coisas que me deixou feliz hoje foi o fato de usuários do genesis terem respondido dúvidas de outros usuários. Obrigado por acreditarem no nosso trabalho!

PS: Não esqueci do post sobre gerenciamento de versões; simplesmente tenho estado ocupado demais pra escrever coisas mais “filosóficas”.

Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296

Embora haja alguns casos de sucesso de aplicações Swing, o desenvolvimento de aplicações desktop corporativas em Java ainda é caro, demorado e complexo. Em vista da necessidade do mercado, muitos
avanços têm sido feitos nessa área nos últimos anos, mas o problema ainda persiste.

O objetivo desta palestra é mostrar, através do desenvolvimento de uma aplicação durante a própria palestra, como que o uso combinado do framework open-source genesis, do plugin do NetBeans de desenho de interfaces Matisse e da tecnologia Java WebStart podem tornar simples, rápido e produtivo a produção de aplicações desktop comerciais. Além disso, será considerado como a JSR-296 (Swing Application Framework), que será parte do Java 7, padronizará e simplificará ainda este cenário.

One Response to “JustJava 2006 – Desktop em minutos com genesis, Matisse, Java WebStart e JSR-296”

  1. Carlos Morais disse:

    Caro Michael,

    Estou desenvolvendo uma aplicação desktop java utilizando: Swing, NetBeans 5.5, Hibernate, Hibernate Annotations, Jarperreport e banco de dados PostGreSQL.

    Precisei construir uma solução própria para binding e validation usando recurso de reflexão do java. O Genesis me parece ser a ferramenta que não encontrei na época do início do meu trabalho.

    Fiz uma rápida leitura na documentação EM PORTUGUES do Genesis e fiquei bastante interessado na possibilidade de integrar o framework nos projetos futuros.

    É possível ? Vc pode me dar alguma orientação ?

    Trabalho no desenvolvimento de um software de para empresas de comércio de material de construção, Frente de Loja e Retaguarda. A frente de loja (TEF) já está homologada para as bandeiras VISA, MASTER e AMEX, também desenvolvida em JAVA (usamos o pacote JAWIN).

    Um grande abraço,
    Carlos Morais